quarta-feira, 22 de abril de 2009

MPB ou MPN?

Da Lama ao Caos (foto), lançado em 1994, não foi apenas o disco que apresentou Chico Science ao cenário musical brasileiro, foi também o toque de novidade da década de 90 – dominada pelo surgimento do Axé e da música Sertaneja. A mistura da rica cultura pernambucana com levadas suingadas propostas pela musica negra americana trouxe um novo movimento musical e uma nova tendência: a aproximação com a música de raiz.


Mestre Ambrósio, Pedro Luís e a Parede, Cordel do Fogo Encantado (que gosto mais) e Mundo Livre S.A são exemplos de grupos que vieram no encalço do Manguebeat de Science , e repetindo a fórmula do sucesso, contribuíram para que o som enraizado, inovador e desinibido atendesse ao interesse de um nicho de apreciadores. Em 1996, Chico e seus companheiros da banda Nação Zumbi, lançaram Afrociberdelia,com sucessos como “Maracatú Atômico” e “Manguetown”, um salto de qualidade que cativou fãs por todo o país.


Assim como Luiz Gonzaga (foto), Dorival Caymmi, Caetano e Gil já fizeram – para citar somente alguns exemplos – Chico Science também trouxe do Nordeste uma inovação para a música brasileira de seu tempo. Guardadas as devidas proporções, e considerada a fatalidade do falecimento de seu criador, o Manguebeat representou uma ruptura com o tradicionalismo, assim como os tropicalistas fizeram quase que três décadas antes.


Por isso enxergo o Nordeste como o principal celeiro de talentos da música nacional, por apresentar dentro de seus componentes uma pitada de talento diferenciada, dessas que parecem brotar de dentro da pessoa. Abaixo ou clicando nas palavras em negrito você pode encontrar alguns vídeos dos músicos citados. Explorar o youtube é mais uma forma de reviver momentos de explosão cultura, hoje um pouco mais distante do dia-a-dia do brasileiro, mais interessado por novelas, fofocas, futebol – em que eu me encaixo – e BBB’s da vida.





4 comentários:

Ana Carolina disse...

bem que tu podia aumentar essa fontezinha, né.. Juro que ela exige muito dos meus momentos de leitura aqui rs. Não para não!

Mayra Raizi disse...

cansei desse post.

Unknown disse...

PAROU?

Unknown disse...

acabou o blog?