terça-feira, 31 de março de 2009

Repeteco de Falhas

Após acompanharmos a seleção de nosso país disputar três finais de copas do mundo seguidas, assistimos de camarote uma série de erros levar nosso time à lona em 2006. Dentre as tantas críticas citadas de norte a sul, o BBB da seleção sempre entrava em questão.Nenhuma embaixadinha foi perdida, já não pode-se dizer o mesmo da qualidade do tão necessário treinamento.

A preparação para a esperada Copa da Alemanha, em que éramos favoritos, virou business, rodou capital e prendeu milhões na frente da TV, inclusive eu. Contando que se tratava de um consenso do povo, da imprensa esportiva e da nova comissão técnica, me parecia claro que o erro havia sido mastigado, refletido e digerido. Mas não.

Dias após um empate desanimador contra o Equador, vejo as mesmas lentes viradas para o rachão da turma do Robinho e do Lúcio contra a de Kaká e Ronaldinho (treino tático que é bom, nada). ESPN Brasil e SporTV com suas equipes mobilizadas, debatendo, criticando – obviamente tudo – o que viam. E como era de se esperar, a semelhança com os preparativos para 2006 veio à lembrança. O Beira-Rio com um bom público, as emissoras duelando com seus times de comentaristas, e eu novamente dando audiência. Cada um seu devido posto.

O que evidencia que estamos insistindo no erro, caracterizando assim uma burrice. Porém é bom que isto seja reparado antes da hora do “vamo vê”. Entretanto, não adianta cada peça desse sistema esperar a outra se mexer. Então vou fazer a minha parte, ou seja, não assistir o próximo clássico dos rachões.

8 comentários:

Unknown disse...

Olha, tenho diversas críticas a fazer sobre esta nossa seleção. A primeira, é sobre esta questão dos rachões. Não tem como aceitar. O treinador tem menos de uma semana para treinar alguma jogada tática, entrosar o meio-campo, treinar jogadas pelas laterais, mas o que ele faz? Manda aquela cambada de mascarados disputar um rachão, pois neste tipo de treinamento é mais fácil fazer pose para sair nas fotos.

Outra crítica é como o Dunga é onipresente. Se você acompanhar os jogos do Campeonato Inglês, verá que o treinador da seleção britânica, Fábio Capello, acompanha de perto a maioria de seus jogadores. Ai eu te pergunto: Quantas vezes você viu o “fantoche” do Dunga nas tribunas em uma partida no Brasil? Creio que pouquíssimas. Quantos volantes do futebol brasileiro são melhores do que Gilberto Silva?

Não gosto de me contradizer, no entanto, apesar do estrelismo desta seleção, não devemos nos preocupar com a classificação para a Copa do Mundo. Em 2002 nos classificamos na bacia das almas e deu no que deu.

Tuca Veiga disse...

Eu boto fé na seleção, apesar das críticas. Já que você perguntou cito 3 primeiros volantes melhores só na cidade de SP: Christian, Pierre e Jean. E segundo volante: Ramires, Hernanes e Elias.

Só que o ponto criticado do texto e que é a crítica central, é a forma como a preparação virou negócio. Isso aconteceu em 2006 e acontece com frequència nas eliminatórias. Será que o erro será repetido?

E algo que eu ainda não concluí é de quem é esse erro. Da CBF, da comissão técnica, da imprensa ou dos torcedores que querem ver tudo? Creio que cada um tem a sua participação nisso. Então, como eu disse, cumprirei o meu papel, que é não assistir nunca mais um rachão. No último o Adriano fez uns 5 gols, quando isso acontece?

Unknown disse...

Hoje a seleção Brasileira de futebol virou um marckting muito grande, como citado no texto , a copa do mundo de 2006 foi uma verdadeira copa de propagandas; era propaganda de banco,loja,produtos e etc... Eu pensei que isso ia acabar mais pelo visto quem entra na seleção precisar estár no Exterior, o Tecnico da Seleção não tem nenhuma experiência, o comandante da CBF é o mesmo a mais de 10 anos.Isso faz com que nós torcedores percam o interesse de ver e torcer nos jogos. Acho que vou seguir as opniões e vou boicotar a Seleção.
LUCAS SANCHES, 19. Primavera (São Paulo).

Guilherme Reis disse...

A nossa Seleção Brasileira está vendida faz tempo. Por que só jogadores da Europa são convocados? Porque só assim os amistosos são vendidos a preços maiores. E isso faz com que não haja uma rotatividade que possa gerar concorrência entre os atletas. Já o caso do Gilberto Silva, ele está lá porque é o que o Dunga quer. Um volante que atue na frente da zaga como uma parede. Além disso, ele é forte, não tem volante com o porte dele. Que fique claro: discordo do Dunga hahaha. Já a cobertura, a questão é que todos adoram ver os caras brincarem de bola. E o Dunga não tem peito de fechar um treino a essa altura. Fica aqui um pedido: Muricy na seleção. E vai Corinthians!!! Abraço

Unknown disse...

Guilherme, você não acha que há, no mínimo, 15 volantes melhores do que o G. Silva para ficar na frente da zaga como uma parede? Esta não é uma preferência apenas do Dunga, mas sim é inerente de todos os treinadores que assumiram/ão a seleção.

Vou explicar meu raciocínio:

Como a seleção brasileira é cobrada para sempre jogar da maneira ofensiva possível, é indispensável que um jogador faça apenas a função de proteger a zaga. No entanto, em 98, tínhamos o César Sampaio que fazia esta função de maneira exemplar, diferentemente do G. Silva, com uma técnica invejável. Nos anos anteriores, tínhamos o próprio Dunga protegendo o sistema defensivo.

Guilherme Reis disse...

Felipe, como eu disse, discordo do Dunga. Acho que nossa zaga é boa o suficiente para podermos jogar com 2 volantes que saibam pelo menos fazer bons passes. Acho, por exemplo, que a seleção, tirando a zaga, deveria atuar com: Hernanes, Elano, Kaka e Gaucho. nao custa arriscar, prncipalmente com seleções inferiores tecnicamente. O problema do Dunga é que ele faz com que a seleção fique no mesmo nivel das demais, sendo que nosso potencial é muitas vezes maior. Precisamos de um tecnico com mais coragem, isso sim. Aliás, nos clubes também.
Abraço

Tuca Veiga disse...

Mas ae Gui, você pediu mais acima a presença de Muricy na seleção. Só que ele eh um exemplo de futebol defensivo, afinal a zaga do saopaulo é a melhor do país há um bom tempo.
Acho que temos que tirar o cavalo da chuva qto a uma saída do dunga. O que precisa ser pressionado por todos, torcedores, mídia e quem faz parte do futebol é que a preparação - principalmente em vésperas de copa - seja feita de uma forma séria. Creio que mesmo com essas manias do Dunga, com o time bem treinado e entrosado, dá pra almejar o hexa.

d scan disse...

oi!
...

se ja somos comentaristas de futebol excelentes e nao recebemos picas, entao pra que dar ouvidos pros outros tantos que ganham pra falar e falar e falar e falar sobre o que a gente ja tem opiniao formada? alguns se salvam, tipo o décio lopes e outros que nos ensinam algo, mas a grande maioria eu jogaria no lixo.
é difícil. futebol é muito paixão, mas o espaço dado a estes filósofos do ócio, que muitas vezes nunca fizeram um gol de esquerda, ou menos q isso, é grande demais. abaixo a esses debates inúteis!, até parece que nao tem mais nada a ser discutido nesse pais.

(expando um pouco esse comentario 'a outras areas, extra-futebolisticas... )
como é maldita e malinterpretada a liberdade de expressão neste país (e mundo?), tal que permite a propagação do nada em rede nacional mas que nao da o mesmo espaço para nossa réplica crítica.
é uma puta irresponsabilidade das autoridades (só delas?): a grande mídia em geral precisa de mais Conteúdo educativo, alias todo o conteúdo deveria ter um mínimo de teor educativo.

precisamos de mais ombudsmans, mais debates engajados no prático de nossas vidas, que passam rapido... precisamos de críticas 'a mídia na mídia, feitas por quem não é subordinado dela (esse blog e outros são exemplos, mas ainda de muito pouco alcance, tem que ser na televisão!)... para mim é preciso rever o conceito "liberdade": nunca que a rede globo botaria em sua grade um programa em que o big brother é criticado (por exemplo)... para isso ocorrer, infelizmente, a imposição autoritária seria necessária, e não acho que isso feriria a liberdade de expressão do canal, traria sim mais liberdade ao espectador, o tornando mais consciente e crítico por exemplo. o importante, pra nao me estender mais do que ja o fiz, é o pensamento pelo coletivo e a obrigação pelo educativo, que deveriam imperar...

sim? não? talvez?

salve.