segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Primeiro Passo

Com poucos dias de vida universitária, os estudantes de jornalismo Brasil afora passam a conviver com o eterno debate de suas carreiras: a imparcialidade. Considerado por muitos o princípio básico para a existência de um jornalismo comprometido com a notícia, o posicionamento, ou melhor, a falta dele, é transmitido como a primeira e essencial lição destes jovens.

Enquanto alguns digerem este aprendizado sem ao menos mastigar e refletir sobre o que escutam, eu nunca aceitei muito esse papo. Entendo a necessidade de expor os fatos sem qualquer forma de distorção, mas não creio que exista uma forma de abordar determinados temas, deixando de fora o que temos dentro de nós, seja isso ideológico, ético ou de qualquer natureza.

Acredito piamente que tomar partido em discussões relevantes, e fazê-lo de forma esclarecida seja mais franco com o leitor do que a imparcialidade tendenciosa tão usual. Na França é possível distinguir o perfil da pessoa e suas posições pelos jornais que lêem. Enquanto quem possui pensamento de direita utiliza o Le Fígaro como fonte de informação, os esquerdistas são leitores do Le Monde. Sim, no Brasil também há a imprensa engajada, como é o caso da Caros Amigos, Brasil de Fato e até da Carta Capital – que são claramente de esquerda –, mas o lado oposto segue maquiando sua postura.

Sei que há espaço para realizar este posicionamento, artigos, colunas e, sem dúvida nenhuma, o blog se tornou um espaço fundamental para o exercício da escrita e a exposição do pensamento. Tomada de Opinião vem ao mundo para suprir este desejo, para que minhas reflexões não sirvam apenas para tirar meu sono, e para que meus amigos não cansem de me ver bater na mesma tecla. Afinal, acho um absurdo um aspirante a comunicador e formador de opinião não saber defender o que pensa.

Eu me chamo Antonio Veiga, sou estudante do terceiro ano de jornalismo da Universidade Metodista, e para seguir o padrão quadradinho desta apresentação, aqui está a minha Tomada de Opinião. Muito Prazer.

9 comentários:

Mayra Raizi disse...

Muito bom, Nino!
Sorte com o blog... que ele vire um sucesso e vá parar no Destak!

Fausto Monteiro disse...

Caro tony, muito bom seu texto..principalmente porque vc ja deu um exemplo de parcialidade ao escrever este trecho:
"Sim, no Brasil também há a imprensa engajada, como é o caso da Caros Amigos, Brasil de Fato e até da Carta Capital – que são claramente de esquerda –, mas o lado oposto segue maquiando sua postura."
Como sua visão é esquerdista, você apenas vê esse lado, não pensando, ou talvez não sabendo que a veja tem totalmente o seu lado "direitista" (no atual governo seria esquerdista), tanto que só ataca o governo atual...então é complicado dizer que a veja não tenha posição definida, pois tem, só enxerga quem não quer...ou quem não lê... a não ser que você queira que seja posto o partido político ao lado da capa de cada revista...

hahah bom, como era para falar sobre minha opinião...tá aí
eh nois
fausto!

Tuca Veiga disse...

Sim Fausto, para nós que estudamos jornalismo e temos um discernimento maior dessas coisas sabemos o quanto a Veja é parcial e como ela trata as coisas partindo de seu ponto de vista. A questão é que a Veja é uma das principais fontes de informação popular, assim como o Jornal Nacional. Eu sinceramente duvido que pessoas de um nível cultural mais baixo que o nosso compreendam que a Veja possui um jornalismo posicionado. Creio que isto acontece por ela se apoiar numa falsa imparcialidade.

Mas valeu por participar, a idéia é justamente gerar este tipo de debate.

Lucas disse...

Esse blog eu assino embaixo.

Em tempos de domínio da Globo, Folha, Estadão e PMDB, algo não está andando bem no Brasil, temos que discuti-lo.
Pela troca de opiniões!
Pela tomada de posição!
Pela verdade!

Estamos nessa juntos Tuca.
(http://mundo-a-revelia.blogspot.blogspot.com)

Tuca Veiga disse...

na verdade quem disse foi o André Gomes:

Parabéns mano. Assim como o Felipe, dou os parabéns para aqueles que sabem mostrar sua opinião em um texto ou em uma conversa. Para mim, pelo menos, não é fácil deixar claro tudo o que está em minha cabeça.

Sobre o texto, também acho que é quase impossível deixar de lado a imparcialidade na área política, uma vez que uns pensam de um jeito conservador e outros liberais. Por exemplo, um dos assuntos que você deixou de opinião para ser debatido, o casamento homossexual. Aqueles que forem contra, como a Igreja Católica, não vão apoiar o casamento nem que o resto do mundo fale os motivos para a relação ser aceita. Ou seja, os leitores leigos de um jornal da religião citada dificilmente irão aprovar o casamento homossexual.

Enfim, é muito complicado dizer que é imparcial, mas se o escritor tiver o bom senso já pode ser o começo para tentar mostrar a notícia sem muita distorção.

Fausto Monteiro disse...

Sim tuca, concordo com o que você falou
mas, infelizmente, hoje em dia, todos os veículos de comunicação passam essa falsa imagem de imparcialidade...inclusive estas revistas que você falou, como carta capital
A única diferença talvez, é que a Veja é quem tem o maior número de leitores... Mas acredito que somente a assessoria de imprensa dos partidos tenham sua posição definida...de resto..tudo farinha do mesmo saco..vão apenas defender seus lados...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Primeiramente, gostaria de dizer que estou muito contente de vc ter saído da ideia e ter tomado uma atitude em relação ao blog.

Isso aí meu velho, a função do blog é exatamente nos desamarrar das funções implantadas por este restrito mercado de trabalho, que não nos dá a oportunidade de escrevermos o que passa pelas nossas mentes e defendermos nosso pontos de vistas, contudo, também acredito que estamos no começo e termos muito tempo para buscarmos nosso espaço.

O mais gostoso é encontrar as opiniões que não batem com as nossas.

Torço para que seu blog siga um perfil político, pois vc é engajado para este assunto e pode formar a opinião de inúmeros leitores.

Todavia, torço também que continue com esta postura de debater com seus leitores quando o ponto de vista for adverso ao seu, não deixando a prepotência dar as caras por aqui.

Tenho certeza que ótimos textos serão postados nesta página.

Um abraço, meu caro... Rumo ao jornal DESTAK!

umpapoaberto.blogspot.com